Tecnologia e Internet

O que é 3G?

Conheça mais sobre essa tecnologia de telefonia celular.

3G é a terceira geração de padrões, tecnologias, acessibilidade e velocidade para dispositivos móveis, que veio a substituir o 2G. As normas, regras e definições desta tecnologia são geridas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Com a tecnologia 3g, você pode utilizar a telefonia celular em uma área bem ampla, além de conexões de internet.

Publicidade

Área de cobertura

A área de cobertura é a principal promessa do 3G, visto que realmente sua abrangência é bem grande, mas além disso, o avanço do 2G para 3G representou também uma maior velocidade e largura de banda. A portabilidade é outro ponto a ressaltar no 3G, pois como qualquer aparelho possui essa função, a tecnologia é compatível internacionalmente. Você pode acessar a rede 3G aqui no Brasil, no Japão ou nos Estados Unidos, apenas precisando da habilitação da operadora.

Velocidade

A velocidade do 3G é maior se compararmos a outros sistemas semelhantes, sobretudo à versões anteriores a ele, mas ela irá depender de diversos fatores, como da operadora, da velocidade de conexão de seu aparelho e principalmente do tráfego. Locais onde tenha muito acesso ou mesmo uma instabilidade no tempo pode acarretar em problemas de conexão. Outro motivo que pode trazer problemas de conexão é a questão do movimento. Um dispositivo parado possui uma taxa de transferência de até 2mb/s, mas se você tentar acessar quando tiver caminhando na rua essa velocidade cai para 384 kb/s e diminui mais ainda se você estiver dentro de um carro, caindo para 144 kb/s.

Publicidade

As gerações anteriores

O nome 3G significa dizer que teve duas outras gerações anteriores. Em 1980 já existia as chamadas redes de telefonia móvel avançada, que eram serviços analógicos de telefonia utilizada em bandas de frequência de rádio. Essa foi a chamada primeira geração.

A segunda geração começa em 1990 com a introdução da transmissão de voz digital pelas companhias de telecomunicação, permitindo a utilização de mais de uma banda de frequência. O grande avanço de fato se deu do 2G para o 3G, pois trouxe recursos antes impensados, já que no 2G a utilização era apenas do canal de voz.

O futuro

A tecnologia 3G está com um crescimento desacelerado, apesar de continuar avançando. Isso porque a tendência é para o novo avanço das telecomunicações, o 4G, com promessas de maiores taxas de transferência de dados e a utilização de uma faixa maior de frequências. O objetivo é que a tecnologia 4G se aproxime da internet fixa no que se refere a velocidade.

Publicidade

Deixe uma resposta