Tecnologia e Internet

O que é 4G?

Descubra o que é a as novidades que esta nova tecnologia oferece.

4G é a designação para a quarta geração de rede sem fio e é um tipo de tecnologia que pode ser usada em telefones celulares, computadores, tablets e outros dispositivos móveis. Esta tecnologia dá aos usuários um acesso mais rápido à internet do que as versões anteriores, como o 3G. Além da velocidade de acesso, outras novas opções são oferecidas aos usuários, como o acesso em alta definição (HD) e a excelente qualidade de voz. Em 2009, quando a nova tecnologia foi homologada, a União Internacional de Telecomunicações (UIT) – agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação – definiu que esta nova versão deveria oferecer uma conexão via internet de no mínimo 100 megabits por segundo (Mbps) para usuários em trânsito (como em carros ou ônibus) e de 1 gigabit por segundo (Gbps) para usuários parados, como dentro de sua residência.

Publicidade

O que oferece a nova tecnologia

A tecnologia sem fio de quarta geração oferece uma grande gama de serviços, que incluem a opção de baixar, fazer upload e assistir vídeos de alta definição (HD), o que incluiria a vídeo conferência. Além de todas as possibilidade de acesso e banda de internet, a principal função da telefonia não foi esquecida, isso porque foi integrada à tecnologia a alta qualidade de voz. Outra vantagem em relação ao seu antecessor se refere à segurança do acesso a internet. A tecnologia 4G incluiu o protocolo seguro.

Mas sem dúvida, a principal motivação para os clientes migrarem para a nova tecnologia é mesmo a velocidade. Ter um acesso de até dez vezes mais rápido do que o 3G e acesso de banda larga até mesmo em áreas rurais fará com que muita gente migre para esta nova tecnologia, mesmo que isso signifique um investimento bem maior, pelo menos inicialmente.

Publicidade

Tecnologia necessária

O slogan dessa tecnologia define bem o que se espera dela: “a qualquer hora, em qualquer lugar”. É isso que ela promete, um acesso rápido, direto, fácil e integrado com todos os serviços disponíveis nos celulares.

Essa nova tecnologia se faz necessário aos constantes avanços de hardware, sobretudo dos próprios aparelhos celulares que possuem uma grande infinidade de recursos, mas que com o 3G não poderia ser utilizados com a eficiência necessária. Exemplo disso é a capacidade dos celulares na utilização do HDTV, uma tecnologia que funciona, mas que para isso precisa de um acesso de alta velocidade, e o 4G é a resposta para isso.

Publicidade

Deixe uma resposta