Artes e Cultura

O que é a Cabala?

Para os praticantes desta doutrina relacionada ao Judaísmo, a cabala traz clareza e liberdade para a vida.

A origem da Cabala parece estar no século XIII, na Europa. Ao menos esta é a data que se atribui à descoberta do Sefer Yetzirah (Livro da Luz). Mas as menções ao local da descoberta são um tanto obscuras. O certo, nesse texto, é que o Livro da Luz se posiciona frequentemente contrário ao Talmud (a segunda parte do livro sagrado judeu, que contém aplicações concretas da lei para as mais diversas áreas: agricultura, dias festivos, lei civil, organização familiar, etc.).

Publicidade

Algumas fontes tendem a situar a origem da Cabala ainda mais remota: por volta do século V a.C., quando o Judaísmo sofreu influências das escolas neopitagóricas e incorporou o conceito pelo qual o mundo é “uma emanação de Deus), mas a maioria historiadores prefere situar o marco inicial com o Livro da Luz.

Os adeptos da Cabala entendem que, ao menos desde o século XIX, a Cabala é estudada como um sistema racional de compreensão do mundo, e não como um sistema místico.
A Cabala ensina que, para recebermos os dons para os quais fomos criados, devemos antes merecê-los. Para tanto, é preciso um esforço de autoconhecimento e de superação. Doenças e dores não seriam contingências da vida, mas reflexo de um trabalho ainda não concluído.

Publicidade

Numa aplicação à vida prática, a Cabala pretende que o ser deixe para trás qualquer espécie de raiva, inveja e outras reações negativas aos obstáculos cotidianos, mas insiste em dizer que não se pretende o isolamento ou a vida de reclusão: é preciso estar no mundo e sofrer seus dissabores, para poder superá-los.

Trata-se de uma filosofia esotérica que se destina ao conhecimento de Deus e do universo. Para tanto, é preciso ser iniciado em determinadas artes e ciências, para que o praticante possa se apropriar dessa compreensão. Pelas discordâncias com o Talmud, representantes do Judaísmo ortodoxo rejeita a ideia de que a Cabala tenha produzido efeitos filosóficos ou históricos significativos.

Os representantes da Cabala costumam dizer que, hoje, a Cabala está ao alcance de todos, porque já passou o tempo em que ela devia ficar ocultar aos leigos. Ao mesmo tempo, afirmam que ela não foi ainda totalmente revelada, continua sendo um processo. Em suma, a Cabala tem objetivos comuns a todas as crenças: autoconhecimento, superação dos defeitos, entendimento da vida. Sendo assim, é uma alternativa válida para quem tem dúvidas e quer se aprofundar nestas questões.

Publicidade

Deixe uma resposta