O que é a Etnografia?

Por:

Etnografia é uma palavra grega que significa ethnos, povo e graphein estudo descrito. Significa então o estudo descrito de um povo.

A etnografia estuda o povo de um determinado país ou região. É a ciência que ajuda a antropologia, esta estuda o homem em geral.

O que é a Etnografia?

A etnografia faz uma pesquisa para descrever como são os costumes e as tradições de um grupo humano, ajudando a conhecer a comunidade em que ele vive. O antropólogo observa este grupo por algum tempo, faz entrevistas para colher as informações. Com isso vai saber como são os costumes, culturas, crenças e mitos.

A etnografia originou-se através da Antropologia Social e surgiu pela necessidade de compreender as culturas, os comportamentos e práticas de algumas sociedades que não eram conhecidas. Geralmente as informações destes estudos vem do conhecimento não-falado, por isso a necessidade de observar o que as pessoas fazem e não só o que dizem.

Esta ciência teve seu início nos séculos XV e XVI quando descobriu-se a existência de um outro ser humano. Então surgiu o interesse em conhecer a origem destes povos.
No final século XIX entendeu-se que as informações colhidas deveriam ser realizadas pelos pesquisadores e não mais pelos moradores das colônias.

Um dos primeiros estudo etnográfico tem o nome de ?Os argonautas do Pacífico Ocidental?, que foi escrito por Bronislaw Malinowski em 1922. O estudo mostra os rituais e o comportamento dos habitantes das Ilhas Trobriand. No mesmo ano outro estudo importante é o filme Nanook of the North, sobre a vida dos esquimós de autoria de Robert Flaherty?s.

Alguns famosos desta ciência são Michael Taussig, Néstor Perlongher e Eduardo Viveiros de Castro.

Deixe uma resposta