O que é a Faculdade de Letras?

Por: hiper

A graduação em Letras visa estudar a língua portuguesa, idiomas estrangeiros e as respectivas literaturas desses idiomas. A maioria dos cursos de Letras no país são para licenciatura, permitindo que o formado dê aulas. Para os que pretendem estudar e pesquisar os idiomas e literaturas o mais indicado é a realização de um curso bacharelado.

O curso de Letras tem duração de 3 anos e meio no caso das licenciaturas e 4 anos para o bacharelado. É composto de disciplinas como análise literária, produção de textos, tradução e pesquisa sobre a evolução e o uso dos idiomas, teoria literária, semântica, fonologia, língua portuguesa, literatura portuguesa e literatura brasileira.

Alguns cursos exigem a escolha de Português/Inglês, Português/Espanhol ou Português/Literatura já no ato da inscrição e outras deixam essa escolha para o terceiro ano de faculdade, através das disciplinas específicas escolhidas pelo aluno. Existem variáveis com outros idiomas, sendo estes dois os mais comuns.

O salário base inicial é de 950 reais por 24h semanais trabalhadas para professores do Ensino Fundamental da rede pública do estado de São Paulo. O profissional pode trabalhar com editoração, ensino ou tradução.

Deixe uma resposta