Curiosidades

O que é a Nova Era?

Pregando a tolerância e o “deixar viver”, a Nova Era procura uma nova ética.

O movimento da Nova Era é uma fusão de crenças espiritualistas e teosóficas, a Nova Era não tem bases científicas, mas pretende uma convivência pacífica entre os homens, em harmonia com o meio ambiente. De acordo com uma vertente da astrologia, as eras se sucedem em períodos de cerca de dois mil anos.

Publicidade

A Era Cristã, iniciada com os discípulos de Jesus, é vista pelos adeptos da Nova Era como um período de mortificação e sofrimento e está se encerrando. O primeiro símbolo cristão foi um peixe (derivado do grego Ichtys, abreviatura de Iesous Christos Theou Yios Soter, que significa Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador).

Estamos vivendo a transição entre a era de Peixes (o décimo segundo signo do zodíaco) e a de Aquário. A previsão diz: “quando a Lua entrar na casa sete e Júpiter se alinhar com Marte, a paz guiará os planetas e o amor se derramará das estrelas: é a aurora da era de Aquário”. Está na letra de “Let The Sunshine In”, da peça teatral (e filme) “Hair”, um símbolo dos anos 1960 que popularizou a Nova Era: amor livre, movimento hippie, protestos contra a guerra. A conjunção de Marte e Júpiter em Aquário ocorreu no início de 2009 e seria o marco no início desta era.

Publicidade

A mentalidade trazida pela Nova Era, que não é um movimento consolidado, religião ou seita, convida ao relaxamento e meditação. Algumas técnicas auxiliariam este processo, como ioga, uso de cristais, acupuntura, medicina holística. Os adeptos da Nova Era se reaproximam da ideia de Deus, posto de lado pelo racionalismo ocidental.

Este Deus, no entanto, não é visto como um pai castrador, que castiga seus filhos, mas como o dispensador da vida, que dá liberdade a suas criaturas para renovarem suas práticas, em busca do equilíbrio. Não é uma entidade a ser adorada. Em lugar da salvação, a Nova Era busca o desenvolvimento espiritual. Seria a fusão das religiões e filosofias: uma tomada de consciência, pela humanidade como um todo, de seu lugar no mundo e do motivo por que estamos aqui.

Efetivamente, algumas previsões sobre a Nova Era estão se concretizando: globalização, conexão entre todos os homens, consciência ecológica e distensão, com o fim da Guerra Fria. Se isto estava ou não previsto nos astros, é uma questão de crença.

Publicidade

Deixe uma resposta