Curiosidades

O que é a Ordem Rosacruz?

Fundada no século XVII, a Ordem Rosacruz é uma associação mística e filosófica.

A Ordem Rosacruz foi fundada em 1623, quando seus associados afixaram cartazes nas ruas de Paris, em que os rosacruzes afirmavam o objetivo da fraternidade: salvar os homens do erro de morte. Diziam também que novos adeptos só seriam aceitos se o fizessem pela própria vontade, não apenas por curiosidade.

Publicidade

Alguns anos antes, entre 1614 e 1616, três manifestos da Ordem Rosacruz surgiram na Alemanha, dirigidos às autoridades políticas, ao clero e aos cientistas, provavelmente redigidos por homens ligados ao Luteranismo, fazendo um balanço negativo da situação social e espiritual da Europa: Fama Fraternitatis, Confessio Fraterninatis e o Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz. Este último narrava uma viagem de autoiluminação, realizada no século XV. Rosenkreutz teria estudado artes mágicas com mestres do Egito e do Marrocos. De volta à Europa, teria fundado a Casa do Espírito Santo, em que promovia curas espirituais e apoio aos desamparados. Esta é a origem lendária da Ordem Rosacruz, fraternidade esotérica baseada em moldes estritamente ocidentais, como o hermetismo cristão e o gnosticismo. Provavelmente, Christian Rosenkreutz é uma alusão a Cristo, Rosa e Cruz.

Outra lenda torna a Ordem Rosacruz ainda mais antiga: alguns cristãos convertidos pelo evangelista Marcos, no século I d.C, e teriam aliado conceitos do gnosticismo, da mitologia egípcia, da Cabala judaica e do ocultismo.

Publicidade

Os primeiros seguidores da Ordem Rosacruz foram médicos, alquimistas, naturalistas e pessoas ligadas às artes. Neste momento, parece não haver uma autoridade central da ordem, mas um grupo naturalmente hierarquizado, pelo conhecimento e experiência.

O objetivo central da Ordem Rosacruz é a fraternidade universal, através do autoconhecimento. Atualmente, existem diversas correntes. A Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC) é a maior destas correntes, A AMORC considera ter sido fundada no antigo Egito, pelo faraó Amenófis IV (também conhecido como Akhenaton), em 1500 a.C.

Muito se especula sobre as cerimônias secretas da Ordem Rosacruz, mas os iniciados não confirmam nem desmentem as notícias. O certo é que o acesso às lojas da ordem só é franqueado aos iniciados e estudantes filiados. O site da AMORC (cuja sede fica em Curitiba – PR) oferece a opção “pedido de afiliação”. É sugerida a leitura de um livro que detalha a história e os objetivos da ordem – despertar o potencial interior dos homens. Também relaciona homens ilustres que teriam pertencido à ordem, como Leonardo da Vinci, Benjamin Franklin e Edith Piaf. O site afirma que a Ordem Rosacruz não é mais uma sociedade secreta, nem é uma religião: não impõe nenhuma crença.

O presidente nacional da AMORC é intitulado Imperator e os responsáveis pelas jurisdições são os grandes mestres.

A ordem tem 12 níveis, atingidos com rituais e o estudo de temas como matéria e energia, percepção extrassensorial, reencarnação e regeneração da alma.

Publicidade

Deixe uma resposta