Artes e Cultura

O que é a Pop Art?

Movimento que utiliza símbolos de natureza popular nas suas representações.

A Pop Art é um movimento artístico que demonstra em obras a massificação da cultura popular capitalista. Os artistas deste movimento buscavam inspiração na cultura de massa para criar suas obras de arte. Embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos eram de base para a criação artística deste período.

Publicidade

O movimento “pop art” apareceu nos Estados Unidos e na Inglaterra, em um momento marcado pelo reerguimento dessas grandes sociedades industriais, afetadas pela Segunda Guerra Mundial. A arte representava também um retorno da arte figurativa, indo contra o Expressionismo alemão, dominava o cenário artístico.

Os integrantes da “pop art” chamavam a atenção do grande público ao se inspirar por elementos que em tese não eram reconhecidos como arte, ao levar em conta que o consumo era marca vigente desses tempos. Além de, é claro, o humor e a crítica estarem sempre juntos.

Publicidade

Os principais artistas eram Andy Warhol, famoso pela imagem de Marilyn Monroe, Peter Blake, Robert Rauschenberg, Wyne Thiebaud, Roy Lichtenstein, Richard Hamilton e Jasper Johns. For a do eixo Inglaterra-EUA, os artistas renomados são Oyvind Fahlström, na Suécia e Martyal Raysse, na França.

Richard Hamilton definiu as imagens capitalistas como “populares, transitórias, consumíveis, produzidas em massa, jovens, em escala empresarial, de baixos custos, humorísticas, sexy, ardilosas e glamourosas”.

Os artistas estilizavam e personalizavam os produtos da cultura de massa para elaborar uma crítica ao excesso de consumismo que tomava conta da sociedade. Para isso, eles utilizavam ferramentas como tinta acrílica, poliéster, látex, colorações fortes e calorosas, produtos fluorescentes e brilhantes.

Entre os símbolos da Pop Art está o quadro da atriz Marilyn Monroe, representada em um quadro com quatro imagens em cores fluorescentes.

Os objetos eram multiplicados e tinham uma escala de 50 para um. Enquanto a Pop-art parece censurar o consumismo, no entanto, não excluía alguns objetos do mundo capitalista, como as garrafas de Coca-Cola criadas pelo o artista Andy Warhol.

Para os especialistas, a Pop art é o marco de passagem da modernidade para a pós modernidade ocidental e xerceu uma grande influência no mundo artístico e cultural das épocas posteriores. Influenciou também o grafismo e os desenhos relacionados à moda.

Publicidade

Deixe uma resposta