Animais

O que é raiva canina?

A raiva é uma doença que acontece com cães e gatos e pode ser transmitida aos homens.

Publicidade

É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais.

No Brasil alguns ainda morrem desta doença. Existem regiões com epidemia entre animais.

Publicidade

A raiva afeta o sistema nervoso central, levando ao óbito em pouco tempo. O problema é que a doença demora para manifestar os sintomas. Nos homens pode demorar de quatro a seis meses após a contaminação, nos animais, dez dias. Por isso é importante procurar ajuda quando for mordido por algum cachorro, principalmente se for desconhecido.

A transmissão da raiva ocorre com o vírus que está na na saliva do animal, através da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.

Nos Estados Unidos, em 2004, ocorreram quatro casos de raiva humana em pacientes que receberam órgãos doados (fígado, dois rins e artéria ilíaca) de uma pessoa que teve raiva. Também em 2005 na Alemanha ocorreu um caso semelhante.

Tanto no animal como no homem os sintomas são aumento da agressividade e perda do medo. Também pode ocorrer dor local ou inchaço. Inicia no sistema nervoso central e logo se espalha para outros órgãos através da corrente sanguínea. Então surgem convulsões, violenta raiva, vontade de morder e bater nos outros.

Quando acontece a doença não existe tratamento específico, somente maneiras para aliviar os sintomas. Então o diagnóstico é realizado por exame clínico, mas se a doença já se instalou é tarde demais. Por esta razão é tão importante que os cães façam as vacinações. Desta forma é possível evitar que os animais fiquem doentes e também prevenir que os homens se contaminem com a raiva que é considerada uma doença fatal em 100% dos casos.

Publicidade

Deixe uma resposta