O que é ábaco?

Por:

Foi a primeira calculadora usada pelo homem e aperfeiçoada pelos chineses.

O ábaco é um instrumento que serve para realizar cálculos. Foi modernizado pelos chineses para facilitar a realização de contas muito complexas. O ábaco possui fios paralelos, contas e arruelas deslizantes.

O que é ábaco?

Para os japoneses o Ábaco chama-se SOROBAN, para os russos TSCHOTY. Quem tinha uma certa habilidade para trabalhar com ábaco calculava com a mesma rapidez de quem usa calculadora digital nos dias de hoje.

Depois de 3 mil anos do surgimento do ábaco alguns lugares ainda utilizam esse instrumento.

O primeiro ábaco foi elaborado numa pedra lisa coberta por areia ou pó onde foram desenhadas palavras e letras e em seguida adicionado números. Depois foram acrescentadas bolas de pedra para realizar os cálculos.

O ábaco é bem antigo e começou a ser usado pelos babilónios em 2700–2300 a.C. Foi usado também na Índia, Mesopotâmia e no Egito.

A China participou do desenvolvimento do ábaco, pois no segundo século DC os chineses aperfeiçoaram este instrumento e também criaram um suporte em forma de bandeja.
A palavra ábaco tem origem grega e que dizer ABAX que significa uma tábua ou pasta coberta do pó.

Foi modernizado no século XIII e é composto por dez colunas com duas bolinhas na parte superior e cinco bolinhas na parte inferior. Para fazer os cálculos deve-se começar da esquerda para a direita. As varetas na posição horizontal significam as casas decimais, unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão.

O ábaco não resolve os cálculos, porém memoriza as casas e os cálculos são realizados mentalmente. Cada bola superior representa 5 valores e inferior 1 valor. Um exemplo de seu uso seria quando queremos o valor 15 no ábaco. Contamos na secção de baixo nas das dezenas obtendo o 10 e depois na secção superior das unidades contamos o valor 5. Os ábacos mais sofisticados também fazem multiplicações, divisões e até raízes quadradas.

Em 1946 o contador japonês Kiyoshu Matzukai que tinha grande habilidade para manusear o ábaco, venceu do computador numa competição que durou dois dias.
Na Idade Média os romanos usavam o ábaco para fazer cálculos. Existem vários tipos de ábacos dependo do local utilizado. O Ábaco egípcio utilizava discos. Já os romanos usavam bolas que eram movidas numa tábua.

Atualmente os comerciantes da Ásia em “Chinatowns” continuam usando o ábaco. Também nas escolas asiáticas é utilizado para o ensino e até mesmo com crianças cegas.

Deixe uma resposta