Curiosidades

O que é Ácaro?

Ácaro é um gênero que inclui Aracnídeos da ordem dos Acarinos, onde há um total de mais de 7.000 espécies que podem ser encontradas em diversos tipos de ambientes, tanto no solo úmido ou seco, quanto na água doce, salgada e até salobra. Podem ser encontrados também em produtos industrializados e também sobre alguns animais e plantas sob a forma de parasitas ou predadores.

Publicidade

Há certas espécies de ácaros que nos causam diversos males de grande importância, como os carrapatos sugadores de sangue e transmissores de doença. Existem também ácaros que causam a sarna, a coceira, os chamados piolhos das galinhas que fazem diminuir as posturas dos ovos, os que danificam queijos e farinhas, fruta secas, salsichas, couros e peles e também os que causam lesões as plantas, como a ferrugem das laranjas e do algodão.

O tamanho dos ácaros varia bastante, existe alguns que são minúsculos e microscópicos, como aqueles que vivem nas traquéias das abelhas e há também aqueles que possuem até 3 cm de comprimento, como aquele carrapato que vive sobre o corpo das preguiças. Há ácaros que utilizam o corpo de outros animais como veículo, para os transportarem até outros locais. Para se distinguir certos ácaros de aracnídeos é tarefa fácil: o corpo é constituído por uma única peça, que não é segmentada, em virtude da fusão da cabeça, tórax e abdome, as peças bucais são em forma de estiletes perfurantes ou até mesmo de pinças trituradoras. O primeiro estágio de larva, chamada ninfa por ser semelhante à forma adulto, tem três pares de pernas, aparecendo o quarto par na muda de pele subseqüente. Em algumas espécies de ácaros há apenas dois pares de pernas em todas as fases da vida, a respiração, geralmente, é realizada por meio de pequenos tubos, as traquéias, que se abrem na superfície do corpo.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta