Ciência e Matemática

O que é Acelerador de Partículas?

Quando a gente vê a expressão Acelerador de Partículas imagina uma história de ficção cientifica digna de quadrinhos e desenhos animados, mas esse equipamento existe na vida real e entender o que ele é pode ser mais fácil do que parece.

Publicidade

Um Acelerador de Partículas é um equipamento que consegue fornecer energia para feixes de partículas que são subatômicas eletricamente carregadas. Você pode não estar compreendendo então em outras palavras o Acelerador de Partículas tem a função de acumular uma grande quantidade de energia num espaço de volume pequeno. Mas, é claro que para que o equipamento funcione da maneira correta é importante a realização de cálculos precisos.

Para quem está pensando que o Acelerador de Partículas é um equipamento muito raro e que está longe do nosso dia-dia precisa saber que televisores trabalham com esse tipo de tecnologia. O tratamento de radioterapia do câncer também usa o Acelerador de Partículas como parte importante. As radiografias e muitas outras atividades do ser humano usam esse principio. Até mesmo as embalagens de plástico fazem uso de um Acelerador de Partículas.

Publicidade

Um Acelerador de Partículas é construído da seguinte maneira primeiro é necessário ter a exposição de partículas que estejam eletricamente carregadas, pois, é a energia que as conduz. Depois disso elas vão para um campo magnético que tem como função essencial reencaminhá-las na posição certa. Um detalhe importante é que todos os tipos de Acelerador de Partículas seguem os mesmos princípios básicos.

Devido as exigências de formas para que o processo ocorra corretamente existem dois tipos de aceleradores, os cíclicos e os lineares.

Publicidade

Deixe uma resposta