Saúde e Bem Estar

O que é adesivo de nicotina?

É uma boa alternativa para quem pensa em deixar o cigarro, porém o fumante deve ter alguns cuidados ao usar.

Adesivo de nicotina é um tratamento que é colado sobre a pele e que ajuda a deixar de fumar. Ele vai liberando a nicotina de forma lenta e constante. O médico é quem determina a dosagem de nicotina que pode ser 10, 20 ou 30 mg e pode ser usado de 4 a 16 semanas dependendo dos resultados obtidos.

Publicidade

Deve ser lembrado que só o uso dos adesivos não são suficientes, pois o paciente além de ter muita força de vontade deve também participar de algum programa de auxilio ou de apoio psicológico.

Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde, o número de mortes de fumantes chega a três milhões por ano, isto porque o cigarro provoca vários tipos de doenças. Também foi constatado que 70% das pessoas que pensam em parar de fumar somente 5% realmente conseguem obter sucesso em razão da dependência da nicotina.

Publicidade

Outro fato e que o comportamento é similar aos de outras drogas como a heroína e a cocaína.

Para utilizar os adesivos é necessário ter alguns cuidados mesmo antes de usá-los como por exemplo verificar se é alérgico a algum medicamento, ver se está grávida ou amamentando, se tem doenças como as do coração, vasos sanguíneos ou acidente vascular cerebral. Em caso de dúvidas e necessário consultar o médico.

No momento de suar o adesivo a pele deve estar limpa e seca e pode ser usado no braço, no peito ou nas costas. É importante pressionar o adesivo com a palma da mão para que fique bem colocado. Quando tomar banho o adesivo deve permanecer no corpo, se desgrudar colocar um novo.

Deve-se lavar bem as mãos sem sabão depois do uso pois a nicotina pode passar para os olhos e nariz e isto provoca vermelhidão, ardência e problemas de saúde.
Para descartar um adesivo usado embrulhe em papel alumínio e tenha certeza que não está perto de crianças e animais de estimação.

Enquanto estiver fazendo tratamento com os adesivos de nicotina não fumar pois isto pode ocasionar uma overdose de nicotina. Este tratamento não pode ser realizado durante a gravidez e se desconfiar que está grávida deve para de usar o medicamento imediatamente e procurar o mais rápido possível o médico.

Ao usar o adesivo pela primeira vez a pessoa pode sentir coceira, queimação ou formigamento leve, mas isto deve desaparecer em 24 horas. Depois de retirar o adesivo deve ficar um pouco vermelho mas dentro de um dia já fica normal.

Outro efeito que pode aparecer é dor de cabeça leve, aumento de apetite e queimação mas não há necessidade de procurar o médico se desaparecer no dia seguinte. Porém se a pressão arterial subir ou apresentar inchaço na pele o melhor é consultar o médico.

Publicidade

Deixe uma resposta