Tecnologia e Internet

O que é Aerodesign?

Este projeto traz muitos benefícios para os alunos de engenharia.

O Aerodesign é um projeto criado para os estudante de engenharia que gostariam de atuar no ramo aeronáutico. As aeronaves são construídas e projetadas pelos alunos e possuem rádio-controladores. O objetivo deste projeto é por em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e preparar o aluno para o mercado de trabalho, complementando o currículo.

Publicidade

Os alunos de diversas Universidades participam do projeto através de uma competição chamada SAE Brasil AeroDesign, que é realizada todos os anos em São José dos Campos onde participam 90 equipes do país e até do exterior. A SAE significa Sociedade de Engenheiros da Mobilidade e iniciou suas atividades na década de 70 e contava com engenheiros e executivos de empresas multinacionais. Então com o apoio da SAE Internacional surgiu em 1991, a SAE BRASIL. E em seguida a ideia da competição que surgiu em razão expansão da indústria aeronáutica no Brasil.

As equipes precisam projetar e construir um aeromodelo controlada por rádio. Algumas determinações é que a distância máxima para decolagem é de 61m e pousar dentro de uma pista de 122 metros.

Publicidade

Existem três categorias de aviões que fazem parte desta competição são eles: Classe Regular, Classe Micro e Classe Aberta. A regular é composta por monomotores. A aberta deve ter as cilindradas no máximo de 14,9 cc. Os alunos de pós-graduação também podem participar da modalidade aberta. Na Classe Micro a caixa de transporte do avião deve medir 50x50x50 cm e pode utilizar motor elétrico, já nas outras categorias não é permitido.

A competição tem algumas regras como no momento da apresentação ela deve estar completamente montada. Já nas Classes Regular e Aberta ela tem que estar com a configuração de decolagem.

Na edição de 2012 fizeram parte da competição 98 equipes de Universidades do Brasil e do exterior. O evento foi realizado de 1º a 4 de novembro em São José dos Campos, São Paulo. Além de realizar os voos os alunos também defendem o relatório de projeto para uma banca onde estarão presentes engenheiros da Embraer.
Também faz parte da infra-estrutura do evento tendas de segurança com área médica e tenda de inspeção de segurança.

Cada equipe é pontuada levando em consideração a carga carregada em cada voo e o tempo de retirada.

Os acadêmicos que participam destas competições adquirem qualidades como a criatividade, iniciativa, a capacidade de trabalhar em grupo ou equipes, além de ampliar seu currículo profissional.

Publicidade

Deixe uma resposta