Saúde e Bem Estar

O que é Afasia?

A Afasia é uma espécie de alteração da linguagem que é resultante de uma lesão no cérebro. Este tipo de lesão pode causar diversas dificuldades para as pessoas no seu dia-dia. Há algumas variações de Afasia, podem ser:

Publicidade

– Afasia Global – a afasia que traz como consequência a perda total das formas de comunicação, leitura, escrita, fala.

– Afasia de Broca – neste tipo de afasia o paciente tem dificuldade para falar, mas, não perde a capacidade de compreensão.

Publicidade

– Afasia de Wernicke – neste tipo de afasia o paciente consegue falar, mas, perde o sentido de compreensão, desta forma o que diz não faz sentido.

– Afasia de Condução – este talvez seja o tipo de afasia mais brando, isso por que a dificuldade está em repetir palavras corretamente, mas, não há problemas na fala ou na compreensão.

Sua diferenciação se dá devido ao comprometimento que causam ao indivíduo.

Normalmente, a afasia é consequência de Acidente Vascular Cerebral (AVC), pode ser também ser causado traumatismo crânio-encefálico e tumores cerebrais.

Em suma podemos caracterizar a afasia como a perda de capacidades de comunicação, como por exemplo, a fala e a escrita. O ser humano possui a capacidade da fala no hemisfério norte do cérebro, ou seja, lobos frontal e temporal. Quando acontece algo neste hemisfério em geral acaba por gerar problemas na área da fala e escrita.

Publicidade

Deixe uma resposta