Artes e Cultura

O que é aforismo?

Os aforismos estão presentes em nossa vida em quase todos os dias, quem nunca deu uma má noticia para alguém utilizando uma linguagem mais bonitinha e floreada? Os aforismos nos ajudam a tentar fazer com que coisas ruins não pareçam assim tão sem saída. Podem soar um tanto forçadas e fora de contexto se muito utilizadas.

Publicidade

De acordo com os estudiosos a palavra aforismo é derivada da palavra grega “Aphorismós” e quer dizer algo como um tipo de explicação breve e limitada. Bastante utilizada pela filosofia a linguagem de aforismo consiste em tentar dar uma visão mais romântica do mundo, sempre tentando vislumbrar apenas as coisas boas da vida.

Por isso mesmo, pelo fato de que tenta disfarçar o que é ruim sob uma mascara, é um tanto mal visto por muitas pessoas. Segue alguns dos aforismos mais coloquiais utilizados em nosso dia-dia:

Publicidade

– Nunca julgue um livro pela capa;

– Fulano foi para um lugar melhor;

– Atrás de toda nuvem sempre há o sol.

E por aí seguem muitas outras frases que tentam disfarçar as coisas ruins da vida. Porém, quando o aforismo é utilizado na literatura é até bem visto, pois, faz com que o leitor pense junto com o que está lendo. Uma forma diferenciada de demonstrar o pensando particular.

Um dos grandes nomes que se utilizou e muito do aforismo foi Nietzsche, um dos grandes pensadores da historia. Se é bom ou ruim usar aforismos é você quem decide, mas sempre pense que cada pessoa tem uma forma particular de pensar.

Publicidade

Deixe uma resposta