Saúde e Bem Estar

O que é afta?

Saiba o que é afta, quais suas causas e como tratar.

A estomatite aftosa ou simplesmente afta é um tipo de lesão que ocorre na parte interna da boca. O nome afta tem origem na palavra grega Aphthae, que significa úlcera. A grande maioria das aftas duram de 7 a 10 dia. Para algumas pessoas essas lesões são recorrentes. A causa da afta é desconhecida, mas pode estar associada a genética, infecções, sistema imunológico em baixa, alimentação – falta de vitaminas e minerais, menstruação e outras alterações hormonais, estresse emocional ou até mesmo alergia a determinados alimentos. A afta não é contagiosa.

Publicidade

o-que-e-afta

A lesão

As lesões causadas pela afta em geral são pequenas, em cor amarelada ou branca e possuem um formato oval. O primeiro sintoma que a pessoa sente é a sensação de queimadura no interior da boca. Essa queimação dura de 3 a 4 dias, até que o processo de cura se inicie. A cicatrização completa da ferida ocorre em até 2 semanas, mas o tamanho da ferida pode fazer com que esse tempo se altere.

As causas da afta

A afta está associada a fatores genéticos e isso pode fazer com que certas pessoas tenham uma maior pré-disposição em contraí-las. Outro fator relacionado a ocorrência de aftas está ligado às vitaminas, uma vez que pessoas com esse tipo de lesão possuem carência de vitamina B, ferro e ácido fólico. Outro fato que pode desencadear uma afta é a ingestão de certos tipos de alimentos, como é o caso de alimentos cítricos, como o abacaxi, além dos alimentos que contém glúten, como morango, leite e chocolate.

Publicidade

Como tratar

As lesões por afta que ocorrem de forma isolada, isto é, sem uma certa recorrência, não necessitam de nenhum tipo de tratamento mais específico. Mas caso seja necessário, o ideal é a utilização de anti-inflamatórios ou mesmo antisséptico bucal, que matam as bactérias e reduzem a inflamação. Caso seja confirmado que a afta ocorreu por falta de vitamina no corpo, vitaminas orais podem ser prescritas.

O que evitar durante a úlcera

Quando a afta aparecer evite alimentos ácidos e durante a escovação procure fazer de forma mais suave. Para aliviar a ardência você pode colocar pequenos pedaços de gelo sobre a ferida.

Quando procurar um médico

A afta por si só irá desaparecer, mas um médico deve ser consultado se você perceber que a afta é muito grande, se ela costuma aparecer constantemente ou se não houver melhora após 2 semanas de seu aparecimento.

Publicidade

Deixe uma resposta