O que é Agorafobia?

Por: hiper

Se você tem medo de ficar sozinho provavelmente não tem agorafobia isso por que essa é a fobia de multidão, ou seja, de estar num lugar aberto com muitas pessoas a sua volta. A palavra agorafobia é derivada de duas palavras gregas Ágora que era o lugar onde esse povo realizava reuniões e muitas pessoas se reuniam e Phobos que significa medo. Logo podemos compreender que se trata dom medo da multidão.

O que é Agorafobia?

O interessante a respeito dessa fobia é que na realidade o medo que essas pessoas sentem não é relativo ao numero de pessoas e sim pelo fato de acreditarem que não conseguirão sair do meio de tantas pessoas se necessitarem. A agorafobia pode ser uma sequela deixada pelo transtorno do Pânico.

Este seria o medo em sua essência, ou seja, o medo de ter medo por que o individuo se sente pressionado por essa sensação por que acredita que pode ter dificuldades para sair do meio da multidão. É um tipo de ansiedade que é chamada de antecipatória por que os agorafóbicos estão antecipando os problemas que ainda podem acontecer e que os levarão a desejar sair do meio da multidão.

O que mais afeta um agorafóbico é o fato de que sua vida social está sempre sujeita e extremas condições. Por exemplo, um agorafóbico raramente vai ao cinema, teatro ou a bares e restaurantes muito cheios. Ele evita essas situações para evitar os possíveis problemas que advenham delas. As pessoas que sofrem de Agorafobia precisam de ajuda de profissionais.

Deixe uma resposta