Ecologia e Meio Ambiente

O que é agricultura orgânica?

Agricultura orgânica é o cultivo de produtos sem o uso de agrotóxicos ou adubos químicos. Com isto é possível ter produtos mais saudáveis, trazendo qualidade de vida para a humanidade.

Publicidade

Para que o produtor possa vender os produtos orgânicos não é necessário ter certificação e podem ser vendidos direto ao consumidor final. A única exigência e estar cadastrado a Organização de Controle Social.

A agricultura orgânica surgiu em 1930 com o inglês Sir Albert Howard. Ele pesquisou durante muitos anos na Índia e descobriu a importância deste tipo de agricultura.

Publicidade

Nos anos de 1980 surgem produtores e atualmente os produtos orgânicos estão presentes nas prateleiras dos supermercados. Isto ocorreu porque é cada vez maior a procura por uma vida mais saudável.

Este movimento é mundial e coordenado pela Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica) com sede na Inglaterra.

Este cultivo utiliza da profundidade do solo, sem alterar as propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos.

A cultura de produtos orgânicos não está em crescimento e pode chegar aos produtos não-alimentares, como fibras orgânicas de algodão. A única desvantagem pode se o custo destes produtos que é mais elevado do que os produtos comuns e pode ser comprovado nos supermercados. Mas há quem pague um pouco mais ter uma alimento mais saudável.

Em 2011 foi registrado o primeiro produto fitossanitário, produto desenvolvido para controlar pragas e doenças em plantas, assinado pelo Ministério da Meio Ambiente. O Brasil deseja ser referência neste tipo de produto.

As vantagens da agricultura orgânica são: Não pode ser usado agrotóxicos, adubos químicos e conservantes, há um grande respeito ao equilíbrio biológico do solo, ao homem e a qualidade de vida.

Publicidade

Deixe uma resposta