O que é Agrimensor?

Por:

Agrimensor é o profissional que faz a medição e a divisão de propriedades rurais e urbanas. O profissional realiza a medição tanto terrestre como marítimo.

Esta função já existia no Egito Antigo, onde o profissional era nomeado pelo faraó. Ele fazia o levantamento dos danos provocados pelas enchentes e também realizava a divisão das propriedades, já que o rio Nilo apagava as divisas. Ele dividia os lotes nas formas triangulares e retangulares.

O que é Agrimensor?

O agrimensor estuda Topografia, Cartografia, Posicionamento Geográfico e Sensoriamento Remoto.

Também é importante entender de física, cálculo e estatística para conseguir trabalhar com erros, ajustamento, princípio de vizinhança, também realizar projetos modernos de medições e em empresas e prefeituras. As empresas que contratam este profissionais são mineradoras, usinas de açúcar e álcool, concessionárias de água e luz.

Outras características do agrimensor são atenção para detalhes,ter iniciativa, capacidade de trabalhar em equipe e possuir imaginação.

A Lei que regulamenta é a n° 3.144 de 20 de maio de 1957 efetivada no governo Juscelino Kubistchek. Na época a profissão foi regulamentada para estudar a reforma agrária em áreas que se encontravam vazias.

Em 1964 foram definidas as atribuições do profissional pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e então foi regulamentada profissão de Engenheiro Agrimensor pela na Lei n° 5194 / 66.

O trabalho do Agrimensor é muito importante para o engenheiro civil, pois ele é responsável pelos cálculos de fundações e aterros do local da obra. Trabalha na construção de pontes, estradas, barragens e irrigação.

Também realiza perícias nos casos de desapropriação, inventários e documentos de terrenos. Na área rural trabalho com projetos de reflorestamentos e áreas de plantio. Está envolvido no controle ambiental desenvolvendo projetos de preservação do solo, dos recursos hídricos e da vegetação.

O profissional utiliza alguns instrumentos e métodos para medição como trena e baliza, teodolito e trena ou distanciômetro, processamento e desenho manual, automação topográfica.

Para atuar na área é necessário o curso Engenharia nas áreas de Agrimensura ou Cartografia e registro no CREA. O profissional é mais valorizado quando possui pós-graduação e especializações.

Em pesquisas realizadas no Estado de São Paulo constatou-se existem aproximadamente dois mil engenheiros agrimensores que estão ativos no mercado de trabalho e o salário inicial é de R$ 1,8 mil, sendo que a profissão está em fase de expansão já que surgiu a possibilidade de trabalhar também com consultoria.

Deixe uma resposta