Ecologia e Meio Ambiente

O que é agrometeorologia?

Está ferramenta auxilia muito que vive da produção agrícola.

A Agrometeorologia também conhecida como Meteorologia Agrícola é uma ciência que utiliza os conhecimentos da meteorologia e da climatologia para a área agrícola, com o objetivo de tornar mais eficiente e sustentável. Trabalha com as plantas e animais que estão inseridos no sistema.

Publicidade

Já faz muito tempo que os pesquisadores estudam as relações entre a meteorologia e a produção agrícola.

As informações sobre o clima e meteorologia estão disponíveis na forma online e são utilizadas e consideradas úteis pelos agricultores europeus. Essas informações ajudam a prever a possibilidade de contratar seguros ou estudar algum método de proteção para acidentes climáticos, tipos de rega mais adequada, datas para semear ou plantar, entre outras providências.

Publicidade

Está área é muito importante para quem trabalha com a área agrícula. Por exemplo nos E.U.A cerca de 30 % do PIB que corresponde a 2 bilhões de euros é afetado pelo clima.

Geralmente as previsões meteorológicas de curto prazo são mais confiáveis e mais úteis.

Também é a que salvam mais vidas.

Existem cursos direcionados a está área até mesmo em universidades. A UFRGS tem um grupo de pesquisa que já existe há 25 anos. Este grupo também desenvolve atividades com alunos de graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Fitotecnia/ênfase em Agrometeorologia, mestrado em Sensoriamento Remoto entre outros cursos ligados à área através de congressos, eventos técnicos, matérias na mídia e consultas do público em geral. As informações geradas pelo grupo ajudam na divulgação das necessidades climáticas, previsão de safras, divulgação de normais climáticas e avaliação de riscos em razão das mudanças climáticas e fenômenos adversos. O Grupo também realiza aconselhamento a produtores e formação de recursos humanos como por exemplo doutores, mestres e especialistas na área.

No Rio Grande do Sul foi criado o observatório de informações agrometeorológicas que é formado por onze estações meteorológicas, dua ficam em Vacaria e as outras em André da Rocha, Bom Jesus, Campestre da Serra e São José dos Ausentes. O objetivo do projeto é informar a região dos Campos de Cima da Serra sobre o clima. Os dados coletados podem ser acompanhados através de site criado por alunos e professores.

Cada vez mais os agricultores estão buscando subsídios para se manter na produção agrícola, procurando também novas alternativas como a agricultura orgânica, produtos como biofertilizantes e caldas fertiprotetoras. Desta forma é possível produzir o fertilizante na própria propriedade, além de usar cada vez mais tecnologias aliadas as condições climáticas trazendo maior produtividade.

Publicidade

Deixe uma resposta