Tecnologia e Internet

O que é Ajax?

Saiba mais sobre esse conjunto de tecnologias WEB.

AJAX é um conjunto de tecnologias que utiliza scripts no lado cliente, enquanto que dados são carregados no lado servidor para que quando o usuário solicite essas informações elas já sejam carregadas na hora, fazendo com que ele não tenha que esperar todo o carregamento. Muitos falam de AJAX como sendo uma tecnologia, mas na verdade é a reunião de diversas tecnologias que juntas formam o AJAX. O termo AJAX significa Asynchronous JavaScript And XML.

Publicidade

O principal objetivo do AJAX é fazer com que as aplicações web se comportem de tal forma como uma aplicação desktop, utilizando a mesma velocidade e recursos que qualquer aplicativo possua.

Como funciona o HTML

Numa página HTML comum, o usuário faz algumas ações (clicar em links, enviar formulários, fazer requisições) e essas ações são processadas pelo servidor e devolvidas de volta ao usuário com as solicitações feitas por ele.

Publicidade

No começo da internet essa era uma abordagem que funcionava muito bem, mas com o surgimento de novas tecnologias, acesso a pesados banco de dados e até mesmo os avançados recursos gráficos utilizados, a velocidade de acesso a informação é algo primordial e fazer com que o usuário fique esperando uma resposta do servidor pode afastá-los de seu site.

O que o AJAX faz

Para solucionar esse problema de espera, o AJAX adiciona uma camada entre a interface do usuário (a página que ele visualiza) e a comunicação com o servidor. Assim, enquanto o usuário faz uma solicitação, ela já está sendo processada pelo servidor, fazendo com que os usuários tenham uma resposta praticamente imediata.

As tecnologias envolvidas

O Ajax é um conceito que envolve as seguintes tecnologias: xHTML que é o próprio código HTML que sempre foi utilizado para criar páginas na WEB; CSS (Cascading Style Sheets) que é a estrutura visual das páginas e o DOM (Document Object Model) que é utilizado para acessar objetos dentro da página.

Além destes, utilizamos o XML (Extensible Markup Language) para recuperar dados através do XMLHttpRequest (uma API que permite fazer a comunicação direta entre os dados do cliente e do servidor) e o Javascript que é a tecnologia que vai fazer com que esses diferentes elementos se comuniquem entre si.

As desvantagens

Uma das desvantagens do Ajax é o problema da integração com o botão VOLTAR do browser. Isso porque quando utilizado, ele perde os dados que você tinha anteriormente.

A outra desvantagem está no uso do Javascript, que embora todos os browser atuais sejam compatíveis a ele, ao ser desativado pode fazer com que seu site simplesmente pare de funcionar.

Publicidade

Deixe uma resposta