O que é Albinismo?

Por: Ananda Manica

O Albinismo nada mais é do que a falta de pigmentação na pele, nos cabelos e nos olhos. Este fato pode ocorrer tanto em seres humanos quanto em animais, fazendo com que sua pele e seus cabelos sejam brancos e íris dos olhos rosada.

O que é Albinismo?

A ausência da proteção, que é oferecido com o pigmento escuro, faz com que os albinos acabem não suportando a luz intensa do sul, piscando muito e mantendo os olhos parcialmente fechados. A pele dessas pessoas ou animais é bastante sensível a queimaduras pelos raios solares.

O pigmento preto existente na pele normal é denominado melanina. Nos albinos, as células que produzem este pigmento não são capazes de desempenhas suas funções vitais. Nestes indivíduos, o gene albino, existente no núcleo de cada célula, controla a formação do pigmento e também impede que o processo se complete. Quando não há o pigmento escuro, a cor do sangue, vermelha, acaba sendo vista mais facilmente pelos tecidos transparentes da pele e dos olhos, dando a estas partes do corpo uma coloração mais rosada. Nos fios de cabelo, não circula sangue, devido a isso, os cabelos de pessoas albinas são completamente brancos.

Se um pai e uma mãe são pessoas albinas, os seus filhos obrigatoriamente também serão. O albinismo pode ocorrer em diferentes graus, pois o pigmento escuro pode ser formado em maior ou também em menor quantidade. As pessoas que são louras são levemente albinas. As diferentes tonalidades que podem ter os olhos e a pele humana são devido as diferentes quantidades de pigmentos existentes.

Há alguns vegetais, que são considerados albinos também. Esses vegetais são aqueles que faltam os pigmentos vegetais mais característicos, como a clorofila que é verde, o caroteno e a xantofila que possuem coloração amarela e diversos outros tipos de vegetais.

Deixe uma resposta