Ecologia e Meio Ambiente

O que é Alcatraz?

Alcatraz é uma ilha que fica bem no meio da Baía de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. No início era um farol, também foi base militar e depois tornou-se uma prisão. Teve como preso famoso Al Capone, que chegou em 1934. Atualmente é um sítio aberto a visitas turísticas.

Publicidade

No ano de 1775 o navegador Juan de Ayala descobriu a ilha e colocou o nome de La Isla de los Alcatraces que em português significa Ilha dos Pelicanos.

No século XIX a ilha fazia parte do mexicano estado da Califórnia. Em 1846, mexicanos e estadunidenses entraram em conflito, mas a vitória foi norte-americana.

Publicidade

Em 1868 os Estados Unidos decidiu transformar Alcatraz em um complexo penitenciário. Os primeiros presos foram os indígenas marginalizados que moravam ali. Em pouco tempo o número de presos aumentou. No início contava com 200 soldados e 11 canhões.

Em 1934 transformou-se em presídio federal, as regras se tornaram bem mais rígidas e e foi considerada uma prisão de segurança máxima.

Durante 29 anos nemhum preso conseguiu fugir com sucesso. Alguns fugitivos foram mortos outros se afogaram. Porém em 11 de junho de 1962, três fugitivos, Frank Morris, e os irmãos John e Clarence Anglin desapareceram e não não houve confirmação se morreram mesmo.

Em 1963 o promotor Robert Kennedy resolveu fechar Alcatraz, pois o custo para manter os presos e funcionários era três vezes maior do outras prisões. Ele provou que era mais barato construir uma nova prisão do que melhorar as condições de Alcatraz. Dessa maneira, seus presos e funcionários foram mandados para a Penitenciária de Marion, no estado do Illinois.

Em 1976 a Ilha de Alcatraz foi transformada em patrimônio histórico. Hoje em dia é um ponto turístico que conta as história da ilha e da prisão. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga com Clint Eastwood chamado Escape from Alcatraz.

Publicidade

Deixe uma resposta