Ecologia e Meio Ambiente

O que é Alecrim?

O alecrim é uma planta que estimula o cérebro e o corpo. Ajuda nos problemas do estômago e asias, no reumatismo, dá energia para pessoas cansadas e estressadas. É uma erva de verde, com folhas espinhosas e pertence à família das labiadas.

Publicidade

A planta é muito utilizada para tosses, bronquites e problemas respiratórios. Limpa as ferida, principalmente de diabéticos que apresentam dificuldades de cicatrização. Esta erva ajuda na depressão e no cansaço por problemas emocionais. Em relação as crianças aumenta a capacidade de aprendizado e auto estima.

Pode ser utilizado na alimentação como tempero, em molhos, para massas e lasanhas. O alecrim na massa do pão o deixa o digestivo e energético. Como seu sabor é forte, deve ser consumido com moderação. As folha podem ser encontradas frescas ou desidratadas. Quando não está fresco concentra mais seu sabor.

Publicidade

O alecrim é bom para anticaspa, anti-inflamatório, suavizante e fortificante para os cabelos.

O planta tem sua origem na Costa do Mar Mediterrâneo e também pode ser chamado de “Rosmarinus” Para os romanos representava o amor e a morte então era plantado na soleira das portas das casas. A igreja católica queimava como incenso. É usado contra o “mal olhado”, para a juventude eterna, para o amor e amizade. O alecrim precisa de luminosidade, seca no inverno e rebrota no verão.

Existe uma lenda que conta que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra da planta e aproveitou para amamentar o menino Jesus, por esta razão a planta nunca atingiu altura superior à de Jesus adulto. Os gregos usavam coroas nas festas representando a imortalidade.

O alecrim não é indicado para grávidas pois é abortivo, em doses elevadas pode ocasionar problemas gastrintestinais nos adultos. Deve haver um grande cuidado com bebês pequenos pois há risco de parada respiratória.

Publicidade

Deixe uma resposta