Saúde e Bem Estar

O que é alergia alimentar?

Neste tipo de alergia se o paciente não for atendido a tempo pode levar a morte.

Alergia alimentar ou também hipersensibilidade alimentar é uma reação alérgica provocada por alimentos como ovos, amendoim, leite ou outro alimento.

Publicidade

O organismo identifica estes alimentos como antígenos e então eles precisam ser combatidos pelos anticorpos.

As alergias alimentares são causadas por anticorpos imunoglobulina E (IgE), então o sistema imunológico produz anticorpos e histamina.

Publicidade

Existem alguns alimento que mais causam alergias do que outros, principalmente nas crianças, que podem ser:ovos, leite, amendoim, camarão, caranguejo, lagosta, soja, frutas secas, trigo.

Geralmente a pessoa apresenta esta alergia quando criança, mas pode ocorrer em adultos também.

A alergia a alguns alimentos podem desaparecer quando a criança completar cinco anos. Porém quem tem alergia a alimentos como amendoim, frutas secas e frutos do mar podem ter para sempre. As crianças tem 80% de chances de serem alérgicos quando os pais também são. Os corantes, espessantes e conservantes normalmente não causam alergia.

A alergia provoca manchas vermelhas pelo corpo, inchaço nos lábios, língua amortecida, dificuldade respiratória,náusea, vômito ou diarreia e enxaqueca.

As vezes as pessoas se confundem achando que tem alergia alimentar e na verdade tem intolerância a derivados de milho, leite de vaca e derivados do leite, que na verdade é quando a pessoa não pode tolerar pequenos volumes de leite por dia ou ao glúten que seria a doença celíaca. Estas não são consideradas alergias alimentares.

Em casos mais graves a alergia pode provocar a pressão baixa, arritmia cardíaca, choque anafilático e vias respiratórias bloqueadas.

O diagnóstico pode ser feito através de testes cutâneos e exames de sangue. Com o resultado do exame é possível ver quais os alimentos que estão provocando a alergia.

Estes alimentos devem ser evitados até que os sintomas desapareçam. Depois o médico vai orientar para ingerir os alimentos novamente e verificar se há uma reação alérgica.

O médico pode indicar um anti-histamínico para amenizar as reações. Em mais graves o paciente deve ficar em observação ou ser hospitalizado.

Quando a pessoa sentir algo errado com a alimentação é necessário procurar ajuda médica pois quando a situação agravar pode levar a morte.

Publicidade

Deixe uma resposta