Curiosidades

O que é alfavaca?

Alfavaca é uma planta medicinal e que tem como nome cientifico (Ocimum basilicum). É também conhecida por manjericão, alfavaca doce; manjericão doce, remédio de vaqueiro; erva- real; manjericão da folha grande.

Publicidade

Tem origem no sul da Ásia, Indonésia e Índia. O seu óleo serve para destruir as bactérias e insectos. A planta também é fonte de cálcio, vitamina A e C, potássio e manganês.

A alfavaca alivia a bronquite, catarros e problemas digestivos. Também é indicada para acabar com os gases e as dores de estômago.

Publicidade

O chá de alfavaca ajuda as mães a ter mais leite para seus bebês. Para as dores do parto ela alivia a dor quando usada a raiz e ajudará a acelerar o parto. Não pode ser usada em gestantes nos primeiros 3 meses de gravidez.

Possui várias espécies e variedades, com folhas grandes, pequenas, verdes, roxas, com fragrância doce, parecida com limão, canela, lima, anis e cravo. Possui muitas folhas agudas, as flores são pequenas e brancas.

As folhas podem ser colhidas quando a planta chegar a 1 metro de altura, geralmente em 60 dias. O ideal é esperar por três meses. Quando for plantada deve-se cobrir apenas as sementes, mantendo o substrato úmido até o momento da germinação que ocorre entre 5 e 10 dias.

O melhor período para o plantio das mudas é em setembro, no início da primavera. Algumas variedades não se adaptam bem em locais de clima frio.

Uma ótima receita é a salada com alfavaca é misturar 1 couve flor, 1 copo de iogurte natural ou diet, 1 sachet de 200 grs. de maionese natural ou diet, cheiro Verde; salsinha ou coentro a gosto.

Publicidade

Deixe uma resposta