Comidas e Bebidas

O que é alimento probiótico?

Estes alimentos regulam o intestino e trazem mais imunidade ao organismo.

Alimento probiótico é aquele que possui bactérias que trazem benefícios ao organismo, encontrados nos iogurtes, leite fermentado e queijos como os Lactobacillus, Streptococcus e Bifidobactérias. Podem ser apresentados também em cápsulas e em pó.

Publicidade

Estes alimentos trazem benefícios ao intestino pois as bactérias resistem à enzimas da digestão e como chegam intactas ao intestino ajudam a regular seu funcionamento.

O trato gastrointestinal apresenta 400 tipos de bactérias e quando ingeridas aumentam a microflora intestinal. Também ao ingerir estas bactérias as vitaminas e minerais são melhor absorvidos fortalecendo o sistema imunológico.

Publicidade

Estes alimentos também são bons para quem tem intolerância à lactose que é o açúcar do leite sendo mais uma opção ao consumidor pois eles agem na redução dos gases.

O ideal é ingerir dois a três iogurtes com bactéria probiótica por dia. Também é necessário ter uma alimentação balanceada para que os benefícios sejam absorvidos.

Já existem pesquisas para que estas bactérias estejam presentes em sucos e outros alimentos.

Existe um prato coreano chamado kimchi que não muito conhecido mas que é preparado com repolho, pimenta malagueta, rabanete, cenoura, alho, gengibre, cebola e caldo de peixe e ele possui lactobacillus kimchii. O prato também possui vitamina A, C, B1, B2, betacaroteno, cálcio e ferro. Algumas pesquisas indicam que ele pode combater o vírus da gripe suína.

O chucrute que faz parte da culinária alemã feito com repolho e acompanhado de joelho de porco possui o ácido lático que é feito através da fermentação do repolho, apresentando lactobacillus e pediococcus. Este prato pode ajudar na redução de alergias e de seus efeitos.

Os probióticos também tem a função de proteger a parede intestinal contra moléculas e micro-organismos que possam prejudicara saúde. Até mesmo o câncer do cólon pode ser evitado.

É recomendado que este tipo de alimento seja ingerido juntamente com os prebióticos que são carboidratos ou fibras solúveis em água e encontrados na cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, maçã e alimentos cítricos. Estes alimento também ajudam a absorver o cálcio que ajuda na prevenção de doenças ósseas, como por exemplo a osteoporose. Além de todos estes benefícios eles ajudam na redução do colesterol e do triglicerídeos.

É importante ao adquirir o produto observar seu rótulo que deve descrever o tipo de microrganismo que contêm, as quantidades e as unidades formadoras de colônias (UFC).

Além de uma boa alimentação é necessário para uma vida saudável praticar um exercício físico.

Publicidade

Deixe uma resposta