Comidas e Bebidas

O que é alimento termogênico?

Estes alimentos ajudam a emagrecer mas devem ser consumidos com cautela.

Alimento termogênico é aquele que apresenta dificuldade em ser digerido pelo organismo. Desta forma consume mais energia para realizar a digestão. Estes alimentos fazem com que o metabolismo trabalhe mais rápido e gaste mais caloria.

Publicidade

Exemplos são pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, pimentão, café. Estes alimentos aumentam a temperatura do organismo, faz o metabolismo se acelerar queimando energia e gordura.

Estes alimentos gastam 10% das calorias o restante é graças a pratica de exercícios físicos e funcionam melhorar ainda com o acompanhamento de uma nutricionista que determina as quantidades adequadas. Sozinhos eles não trazem grandes resultados. Estes alimentos se consumidos de forma exagerada podem provocar dores de cabeça, insônia, problemas no aparelho digestivo e tontura.

Publicidade

O gengibre aumentara a temperatura e é anti-inflamatório e ajuda a equilibrar o organismo. Pode ser consumido cru, em sucos e vitaminas.

Um dos alimentos mais conhecidos é a cafeína que é estimulante e libera adrenalina desta forma o organismo fica mais ativo. Esta substância é encontrado no café, no chocolate e no guaraná em pó, porém deve ser consumida com moderação.

O chá verde auxilia na prevenção de doenças e ajuda no trânsito intestinal. A canela por exemplo ajudar a diminuir o nível de glicose e então acaba queimando mais gordura. Ela também ajuda as pessoas que tem hiperglicemia e diabetes, podendo ser consumida pura, acompanhando as frutas e até mesmo os legumes. Além disso a canela melhora o sistema imunológico e ajuda a diminuir a ansiedade que leva a pessoa a comer mais.

O melhor é consumir os alimentos termogênicos antes de fazer exercícios físicos , mas devem ser consumidos com moderação e quem tem hipertensão ou problema cardíaco e também gestantes e lactantes deve consultar o médico. Então estes alimentos são benéficos enquanto a pessoa sabe ingerir as quantidades corretas através de acompanhamento médico ou da nutricionista.

Publicidade

Deixe uma resposta