Curiosidades

O que é amianto?

Amianto (latim) ou asbesto (grego) são minérios encontrados na natureza e usados pelas indústrias.

Publicidade

Ele tem muita resistência mecânica e às altas temperaturas, é um ótimo isolante, tem durabilidade e flexibilidade.

Este minério é muito usado para telhas e caixas d?água, juntas de vedação, matérias de fricção, pastilhas de freio e embreagens.

Publicidade

O amianto possui feixes de fibras. Estes feixes tem fibras muito finas e longas e que se separam muito fácil, produzindo pó que flutua no ar. Por esta razão as fibras podem ser inaladas ou engolidas provocando sérios problemas de saúde.

A exposição por muito tempo ao pó de amianto pode causar doença respiratória provocada pela inalação, câncer do pulmão, câncer que ataca a pleura e o peritônio. Em função destas consequências, o Governo Federal tenta proibir o uso do amianto. Para substituí-lo pode ser usado PVC (principalmente em tubos e caixas d?água), fibra de vidro e álcool poli-vinílico.

Em 2005 a produção mundial foi de 2500 toneladas e os maiores produtores foram Rússia, China, Cazaquistão, Canadá e Brasil.

Antigamente era usado em mechas de lanternas, pois tem grande resistência ao fogo. O imperador Carlos Magno usava este material. Ele tinha uma toalha de mesa de amianto e usava quando recebia convidados jantar.

No Brasil alguns estados como o Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo proibiram a industrialização e a comercialização do amianto. Em contrapartida existe a Lei Federal nº 9055, de 1º de julho de 1995 dispõe sobre a mineração, industrialização, transporte e comercialização do amianto e dos produtos que contém este minério.

Existe um projeto para acabar com a única mina de amianto no Brasil, localizada em Minaçu (GO).

Publicidade

Deixe uma resposta