Comportamento

O que é Amigo Imaginário?

Vamos falar de um “companheiro” de muitas crianças na faixa etária entre 3 e 7 anos. Continue a leitura e saiba um pouco mais sobre o assunto, de acordo com especialistas que analisaram a questão aqui abordada.

Publicidade

Estamos falando de uma criação, um personagem desenvolvido na infância com um único objetivo, auxiliar no desenvolvimento infantil. Pois segundo o psicanalista Enrique Mandelbaum, a criança necessita disso antes de encarar uma amizade real, além de ser comprovado por estudos que a contrução desse contato leva a ter um melhor desenvolvimento pedagógico, mas também é importante saber que existem outros motivos para ter um amigo imaginário. Quando precisa desabafar com alguém e principalmente contar um segredo, a criança opta pelo amigo, ainda mais se for filho único, uma vez que não possui um companheiro com a sua faixa etária para conversar.

O ideal é que os pais respeitem o momento do filho, pois é de extrema importância para a criança ter esse contato, seja com o amigo particular ou até mesmo os coletivos como o Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, assim estará auxiliando em seu desenvolvimento mental, dando melhor clareza à abstração. Nessa fase de sua vida, não deve apenas acreditar no que enxerga, é preciso desenvolver seu imaginário, podendo futuramente ter clareza ao se deparar com átomo e raiz quadrada, por exemplo. Um amigo que com o tempo vai embora sem que a própria criança perceba, com o passar dos dias eles começam a conversar menos e então esse laço vai se desatando até acabar.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta