Saúde e Bem Estar

O que é amnésia?

Problema relacionado com a memória pode desaparecer rapidamente mas em alguns casos pode ser mais grave

Amnésia é a perda de memória total ou parcial e na maioria das vezes é passageira. Esta perda pode ter várias causas como pressões do dia a dia no trabalho, problemas familiares ou quando a pessoa passa por perdas e experiências difíceis. Também é considerada causa drogas e álcool, envelhecimento, demência, tumor cerebral e histeria.

Publicidade

Neste caso a pessoa esquece seu nome, endereço, família, emprego. Porém continua desenvolvendo suas atividades normalmente como conversar, ler, escrever, andar e comer.

A amnésia pode estar relacionada a uma pancada na cabeça ou até mesmo uma doença do sistema nervoso. Geralmente tem curta duração mas pode durar muitos anos ou até para a vida toda.

Publicidade

Existem vários tipos de amnésia, a amnésia anterógrada onde a pessoa não lembra de eventos que aconteceram depois de um trauma. Amnésia emocional é causada por um trauma psicológico. Amnésia global transitória é quando a perda da memória dura alguns minutos ou horas e acontece mais pessoas para pessoas de meia-idade ou idosas.

Também enxaquecas ou um ataque isquêmico transitório podem gerar este tipo de amnésia, neste caso ocorre uma redução do fluxo sanguíneo no encéfalo causados por relação sexual, banho frio, estresse ou esforço físico.

A pessoa que tem amnésia pode sentir dificuldade de aprender novas informações, de lembrar acontecimentos passados, ter movimentos descoordenados ou tremores, confusão ou desorientação.

A amnésia pode ocorrer com homens, mulheres ou crianças e não existe idade para acontecer.

O diagnóstico é realizado estudando as causa e as doenças do paciente. Também é feito exames laboratoriais de função e de imagem, testes psicológicos e exames psiquiátricos.

Para prevenir é necessário usar capacete para andar de bicicleta, ao dirigir é importante usar cinto de segurança e não usar álcool e drogas. Pessoas com derrames, aneurismas cerebrais e ataques isquêmicos devem ser levadas imediatamente ao hospital.

Pesquisadores estudam a possibilidades de usar neurotransmissores, que são substâncias produzidas pelos neurônios e que ajudam na criação da memória. Para quem sofre de amnésia por alcoolismo deve tomar vitamina B1 que auxiliam a não prejudicar o cérebro.

Existem alguns remédios caseiros que ajudam a tratar a amnésia como o alecrim. Ele é conhecido como a erva da recordação, ajudando na fadiga mental e esquecimentos. A erva pode ser ingerida em forma de chá. Também nozes, amêndoas e folhas de manjericão são ótimas para melhorar a memória.

A amnésia não deve ser confundida com lapsos de memória que são normais, pois com tantas atividades no dia a dia alguma coisa pode ser esquecida.

Publicidade

Deixe uma resposta