Artes e Cultura

O que é anacronismo?


O anacronismo pode também ser chamado de anticronismo, e podemos entender basicamente como uma forma de analisar acontecimentos históricos de uma determinada época embasando-se em valores e conceitos de outra época. Seria como tentar avaliar, por exemplo, a violência urbana de hoje utilizando-se conceitos e valores do século XV, como são períodos históricos distintos não podem explicar um ao outro.

Mas, você pode estar pensando que não acontece de se usar o anacronismo, porém devemos ver pelo seguinte prisma, se uma pessoa, historiador por exemplo, se descuida um pouco pode acabar cometendo este erro, o que de certa forma pode invalidar sua pesquisa inteira.

Os alunos também correm este risco o tempo todo, isso por que costumam julgar períodos históricos de acordo com seus valores e crenças e se esquecem que quando acontecerão determinados fatos históricos a época era outra e por isso o que se pensava a respeito era diferente.

Uma forma divertida de se analisar o anacronismo é, por exemplo, ler as revistas em quadrinhos que transportam as histórias dos super heróis para outra época. Isso já foi com o homem-aranha, sua história era basicamente a mesma, mesmos vilões e personagens, mas se passava nos anos 60. Havia diferenças claramente perceptíveis. Você também pode buscar ler livros que mostrem um pouco de tempos e costumes passados, um autor que faz um ótimo retrato do inicio do século passado é Marcel Proust, uma leitura muito interessante para quem deseja contrapor a atualidade com outra maneira de ver o mundo.

2 Comentários

Deixe uma resposta