O que é analogia?

Por: hiper

Quem nunca explicou alguma atitude se baseando num comportamento realizado em situação semelhante? Pois, isto é uma analogia. Ou seja, a utilização de determinadas regras e condições devido a exemplos de situações semelhantes. Podemos definir de uma maneira mais concreta como uma equivalência de situações.

O que é analogia?

A analogia possui uma forma de expressão bastante particular, como por exemplo “o bom gosto está para fulano, assim como a irreverência está para ciclano”. São, basicamente, comparações, mas, difere-se de uma simples comparação pelo fato de comparar equivalentes. Não é o bom gosto de um que é comparado com o bom gosto do outro, mas, sim o bom gosto de um e a irreverência do outro. Duas qualidades diversas, mas que podem ser comparadas em graus.

A analogia compara elementos que não são iguais e por isso é muito mais uma forma estilística de se expressar que propriamente cientifica. Essas comparações não podem e não devem ser levadas ao pé da letra.

No direito a analogia também pode ser paliçada, pode ser que haja um caso de infração a lei, mas, que não está propriamente prevista no código penal. Para esses casos pode ser utilizada a analogia para enquadrar a falta num artigo que puna uma atitude que pode ser considerada analogia com a praticada pelo criminoso.

Deixe uma resposta