O que é Andropausa?

Por: hiper

Os homens a partir dos 50 anos devem ter cuidado com a andropausa e suas consequências para o corpo. Este desequilíbrio hormonal que acomete os homens é conhecida como a menopausa masculina.

O que é Andropausa?

Na realidade o que acontece é uma diminuição no tamanho dos testículos e devido a isso uma queda brusca na produção de hormônios. O hormônio da testosterona diminui muito em quantidade no corpo e pode ter sintomas que indicam a sua falta.

As principais consequências da andropausa são queda de cabelo, impotência sexual, insônia, queda da libido, perda de massa muscular, ejaculação precoce, perda de memória, nervosismo, osteoporose, alterações no humor e até mesmo pode causar câncer de próstata. Por isso mesmo deve ser encarada com seriedade e manter os exames preventivos sempre em ordem.

Existem várias formas de descobrir se a andropausa está chegando. Primeiramente é possível fazer um exame de sangue e verificar a quantidade da presença de testosterona no organismo. Também é possível fazer um espermograma para medir a quantidade de produção de esperma. Além desses dois exames também é possível fazer o exame urológico conhecido como exame do toque.

Outros exames como densitometria óssea para verificar osteoporose e também ecografia da próstata e abdome podem ser uteis para detectar a andropausa. Durante muito tempo a mídia se ocupou de divulgar as doenças que afetam mulheres, porém, deve-se destinar um espaço para a divulgação dos problemas que acometem a saúde do homem, pois, também são graves e podem prejudicar o seu dia-dia.

Deixe uma resposta