O que é Anemia?

Por: Ananda Manica

A Anemia é uma condição física que é causada pela falta de hemácias ou hemoglobina, no sangue do paciente. A hemoglobina nada mais é do que a proteína de coloração avermelhada que leva o oxigênio a todas as células do corpo, e as hemácias são os glóbulos vermelhos. Na anemia, estes glóbulos que conduzem a hemoglobina a seu destino, possuem seu numero reduzido ou também não contem a quantidade suficiente de hemoglobina.

O que é Anemia?

O paciente que possui a anemia, na maioria das vezes é pálido, pois não existi suficiente pigmento vermelho no seu sangue. Há pacientes que também possuem muita falta de ar, acompanhados de mal estar e fraqueza constante. O trabalho mental acaba por esgotar muito a pessoa anêmica, pois o oxigênio que vai ao cérebro acaba não sendo suficiente, a resistência do corpo também diminui, fazendo com que a pessoa esteja mais suscetível a contrair outras doenças.

Na realidade, existem basicamente três tipos de anemia, a primeira é causada pela perda de sangue, a segunda causada pela destruição dos glóbulos vermelhos e a terceira e última é causada por uma constituição imperfeita do sangue. Uma hemorragia pode acabar provocando anemia por falta de glóbulos vermelhos, como a hemorragia causada por uma úlcera. A destruição das hemácias também pode ser uma conseqüência das proteínas infecciosas, bem como de parasitas sanguíneos e diversos outros. O veneno de uma serpente pode produzir este tipo de anemia, a malária e etc.

Quando a anemia é causada por uma constituição imperfeita do sangue, ela pode ser devido a uma desordem do metabolismo ou até mesmo da nutrição deste paciente. Uma pessoa que possui uma dieta muito pobre em ferro está mais suscetível a ter esta doença, pois é este elemento que é necessário para a produção da hemoglobina no sangue.

Deixe uma resposta