Artes e Cultura

O que é animê?

Se você já está com a resposta pronta “animê é a verão animada dos mangás japoneses” continue lendo esse artigo. Isso por que o animê não é simplesmente a versão animada dos mangás como a grande maioria pensa. A criação de um animê independente de sua versão em mangá na verdade algumas histórias fazem o caminho inverso saem da animação para o mangá.

Publicidade

Mas, se pensarmos na animação em animê comparada com a animação ocidental também encontraremos grandes diferenças entre ambas. Em primeiro lugar os animês possuem em enquadramentos mais dinâmicos e também a abordagem de temas mais variados que uma animação clássica ocidental.

Mesmo nos desenhos mais infantis observamos comportamentos extremamente adultos como, por exemplo, amor não correspondido, acessos de raiva e até mesmo cenas de ciúmes. Outro ponto relevante é a questão do homossexualismo e androgenia que são apresentados livremente através de alguns personagens nas histórias de animês e que são mal interpretadas pelos ocidentais. O que acontece é que a cultural oriental é mais aberta para esse tipo de questão.

Publicidade

Um ponto bem legal também é a questão da simbologia que sai dos quadrinhos, ou seja, mangás e vai para os animês. Por exemplo, quem nunca viu um personagem de desenho japonês soltar uma fumacinha da boca isso é uma ação comum no mangá e mostra desapontamento. Tem também as cenas de vergonha do personagem em que ele fica muito vermelho e também num movimento estranho como se estivesse se movendo muito rápido isso também é parte dos mangás.

O design dos personagens também é inconfundível e faz do animê e mangá formas únicas de apresentar histórias.

Publicidade

Deixe uma resposta