Notícias e Atualidades

O que é Ano Bissexto?

Ano Bissexto é aquele ano que possui um dia a mais do que os outros, ou seja, ao invés de ter 365 dias o ano bissexto possui 366 dias, sendo incluído no mês de Fevereiro, fazendo com que este mês no ano bissexto possui 29 dias ao invés de 28.

Publicidade

O objetivo da criação do ano bissexto é alinhar o calendário que é utilizado com o ano solar, ou seja, ajustá-lo com o movimento de translação da terra em torno do sol. Para se calcular os possíveis anos bissextos é bastante simples, pois a cada quatro anos há um ano bissexto, sendo eles sempre múltiplos de quatrocentos, e aqueles anos que não são bissextos não são múltiplos de cem.

No calendário de 365 dias há um pequeno erro de 6 horas por ano, que equivale então a um dia a cada quatro anos, este erro trás algumas complicações em relação as atividades que necessitam de um grande conhecimento das estações do ano como a atividade de agricultura. Portanto, para que diminuísse um pouco deste erro é que se adotou então um dia a mais no ano a cada quatro anos.

Publicidade

Quem teve a idéia de incluir anos bissextos no calendário foram os egípcios, e quem trouxe essa idéia ao ocidente foi o Imperador Júlio César com o auxílio do astrônomo Sosígenes da Escola de Alexandria no Egito. No ano em que Júlio César trouxe Sosígenes para lhe auxiliar, houve um aumento de alguns dias no ano, resultando um total de 445 dias, trazendo muita confusão a todos. A partir daí tentou-se então acertar o calendário, vários outros influentes davam idéias de como poderiam acertar o calendário com o movimento de rotação da terra em relação ao solo, até que decidiu-se então que a cada quatro anos o mês de Fevereiro teria apenas um dia a mais que os outros.

Publicidade

Deixe uma resposta