O que é anorexia?

Por:

Anorexia é um transtorno alimentar em que a pessoa insiste em se manter abaixo do seu peso normal e mantém uma imagem distorcida do seu corpo e se enxerga sempre gorda, mesmo estando muito magra. O paciente anorético faz dietas excessivas, provoca o vômito, usa laxantes.

O que é anorexia?

A doença é desencadeada quando acontece algo negativo na vida, como perda de emprego, morte de algum familiar, rompimento de relacionamento ou devido ao padrão de beleza estabelecido pela sociedade.

Geralmente acontece com mulheres na faixa dos 12 aos 20 anos. A família e os amigos não se dão conta do problema e as vezes se deparam com a pessoa muito magra ou nas refeições quando ela como muito pouco.

O qnorético pode ter parada do ciclo menstrual, depressão e ansiedade, isolamento familiar.

Este transtorno pode gerar consequências graves como desnutrição e desidratação, diminuição da pressão arterial, anemia, infertilidade e até a morte.

O tratamento consiste em acompanhamento médico e em alguns casos quando há risco de vida, o paciente deve ser hospitalizado. Os profissionais incentivam a reeducação alimentar e até terapia individual e familiar. A introdução de alimentos deve ser aos poucos para não afetar o coração. Também são receitados antidepressivos e o acompanhamento deve continuar após a recuperação para não ter recaídas.

Para prevenir o ideal é ter menos pressão familiar e da sociedade e não ter tanta preocupação com a estética e o físico, lembrando que para ser bonito não é necessário ter corpo de modelo e sim uma alimentação saudável.

Deixe uma resposta