O que é anti-doping?

Por:

O anti-doping é um exame realizado para saber se o atleta ingeriu alguma substância proibida. Os testes são realizados com amostra da urina ou sangue. Existem alguns tipos de substâncias proibidas, como os estimulantes, calmantes e diuréticos, que mesmo em pequena quantidade podem dar vantagem ao atleta numa competição, aumentando o desempenho esportivo.

O que é anti doping?

O problema de doping surgiu em 1936 mas os testes só começaram a ser realizados em 1966 e dois anos depois foram implantados nos Jogos Olímpicos. No anos 70 os esteroides e anabolizantes passaram a ser substâncias proibidas.

No esporte individual os quatro primeiros colocados são convocados para anti-doping e quando a competição é coletiva são escolhidos alguns integrantes. Um representante do COI (Comitê Olímpico Internacional) acompanha a coleta da urina ou de sangue e o resultado vai para o presidente do Comitê. Se o resultado for positivo é realizada uma contraprova e desta forma o atleta é desclassificado.

Quando se tratar de Olimpíadas o atleta já vem sendo testado bem antes das competições para evitar de ser eliminado no momento das provas. O atleta já recebe informações bem antes para evitar transtornos.

A penalidade para quem usa as substâncias proibidas pode ser a suspensão e se repetir fica fora do atletismo para sempre. Dependendo do esporte a equipe perde pontos ou todos são desclassificados. Com isso o atleta vai pensar muito bem antes de ingerir algo proibido porque além de ser prejudicado pode acabar com toda a equipe.

Já existe também a exigência do exame anti-doping nos teste físicos aplicados em concursos públicos. É uma forma de evitar que os candidatos tenham vantagens neste tipo de prova. A lei foi aprovada em outubro deste ano pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Agora segue para votação pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania).

Deixe uma resposta