O que é anti-spyware?

Por: Adriano Barreto

Descubra para que serve este programa de computador e como ele ajudará a lhe proteger.

Anti-spyware é um aplicativo de computador que tem como função detectar e remover programas maliciosos, os spywares. Spywares são programas que, uma vez instalados em seu computador, coletam suas informações pessoais e enviam a terceiros, sem que você saiba disso. Os anti-spywares são como os antivírus, mas especificamente para este tipo de programa e eles podem ser encontrados nas mais diversas versões e preços, inclusive gratuitamente.

O que é anti spyware?

O Spyware

Spyware são programas maliciosos que irão pegar os mais diversos tipos de dados de seu computador, como seu histórico de navegação, dados pessoais e até mesmo senhas. Anti-spyware é a forma de você se proteger e remover este tipo de aplicativo.

Forma de ação

A principal forma de ação de um anti-spyware é efetuando um scan no seu sistema. Esta é, em geral, a primeira forma que o usuário utiliza ao suspeitar que tenha spywares na sua máquina. Para funcionar corretamente, você necessita que a atualização do software esteja em dia, caso contrário, novos spywares não serão detectados e removidos. Utilizando assim, você irá remover todos os spywares já existentes no seu computador.

A outra forma utilizada é com o anti-spyware detectando em tempo real. Para isso, basta deixar o aplicativo funcionando em segundo plano. Assim, toda vez que você acessar a internet, abrir uma página suspeita ou baixar programas que tenham spywares, o próprio programa irá detectar e não deixar que eles se alojem em sua máquina. Dessa forma, você nunca terá seu computador infectado.

Como funciona

Ao você efetuar um scan com o anti-spyware é feito uma busca em todo o registro do computador, programas e arquivos do sistema. Então, para cada arquivo, o aplicativo irá comparar com a lista atualizada de malwares conhecidos. Caso esse arquivo seja equivalente a um que está na lista, ele lhe avisará que é suspeito e irá lhe sugerir a remoção. Por este motivo é tão importante que seu software esteja o mais atualizado possível.

Muitas opções

Para ter um anti-spyware, você só precisa ter acesso a internet, pois são muitas as opções. Você pode baixar um programa que faça apenas a verificação de spywares ou pode ainda adquirir antivírus que já venha com um anti-spyware integrado. Se você for utilizar apenas em seu computador pessoal, o melhor é recorrer as versões gratuitas.

Ao fazer download de um aplicativo deste tipo, você só precisará ter a atenção de que ele não seja um spyware disfarçado, pois isso é cada vez mais comum. Baixe sempre os mais conhecidos e a partir de seu site oficial.

Deixe uma resposta