Ciência e Matemática

O que é Antimatéria?

Basicamente podemos definir a Antimatéria como sendo o oposto da matéria, isso é bem obvio, mas entender o que isso significa é um pouco mais complexo. Como quase tudo em física é necessário ter um pouco de imaginação para entender uma coisa que existe, mas que ao mesmo tempo parece um pouco fora da realidade.

Publicidade

A antimatéria é composta por antipartículas que são como as partículas no que diz respeito a ter massa e rotação, mas diferem delas por que possuem carga elétrica contrária. Podemos exemplificar através do Pósitron que também é conhecido como o Antielétron por que possui carga positiva. Há também o Antipróton que ao contrário do próton possui carga negativa.

O conceito de antimatéria foi criado pelo físico inglês Paulo Dirac que depois de um longo estudo da equação de Einstein percebeu que a carga também poderia ser negativa e assim a fórmula ficaria dessa maneira: E=+ ou – mc 2.

Publicidade

E para quem acha que não há importância na antimatéria devemos destacar que através dela é possível criar uma energia com 100% de aproveitamento e também usá-la em equipamentos médicos como já é feito no PET Scan que serve para identificar tumores cancerígenos.

E uma das maiores e mais legais curiosidades a respeito da Antimatéria é que os cientistas acreditam que antes do Big Bang havia matéria e antimatéria em quantidades iguais. Mas, quando ocorreu a explosão do Big Bang elas se destruíram. E não se sabe por que sobrou mais matéria que fez com que surgisse tudo o que existe no universo.

Publicidade

Deixe uma resposta