O que é Antropologia?

Por: Ananda Manica

Antropologia é a ciência que estuda o homem e o seu desenvolvimento biológico e intelectual. É um estudo que se inicia com o aparecimento dos primeiros homens na terra e o seu modo de vida, bem como os animais que eles caçavam e o que lhes servida de alimento.

O que é Antropologia?

Esta ciência busca pesquisar os hábitos de diferentes raças, buscando informações relativas à arte, cultura, forma de vida e diversas outras características importantes. Há dois ramos muito importantes da antropologia, que é a antropologia cultura e a física.

O progresso do homem com o passar dos anos e das décadas pode ser verificado e estudado em três etapas principais. A primeira etapa refere-se ao período paleolítico inferior, com o homem primitivo vivendo exclusivamente da caça, até o aparecimento dos primeiros agricultores. Já a segunda etapa iniciou-se com estes primeiros agricultores, que ocorreu na idade da Pedra Polida, idade em que se deram as primeiras separações de tribos, onde se iniciou a formação de diferentes raças que se fixaram na África, Ásia e também na Europa. Foi exatamente nessa época que o homem deve ter atingido o novo continente e a partir daí iniciou-se a civilização. Nessa segunda etapa é que houve um progresso razoável nas invenções, na religião e também na organização desta sociedade tão primitiva. Na terceira etapa, estudou-se o progresso do homem em desenvolvimento cujas raízes estão no Egito, Ásia, Europa e também em Creta, vindo até os nossos dias atuais. Esta terceira etapa é considerada a de mais fácil estudo.

A Antropologia Cultural possui como áreas de interesse os costumes de casamento, a vida em coletividade, a vida familiar, os trabalhos e etc. Já a Antropologia Física estuda o homem biológico, ou seja, as diferenças físicas que ocorreram no homem ao correr dos anos, o seu desenvolvimento e etc.

Deixe uma resposta