O que é Aparelho Digestivo?

Por: Ananda Manica

O aparelho digestivo é responsável por decompor o alimento em substâncias muito mais simples do que a sua original, que serão úteis para todas as células do organismo. Este aparelho é constituído por dois tipos de órgãos, sendo alguns deles ocos, e por eles é que passam os alimentos, já os outros são maciços e nunca entram em contato com o alimento. Estes últimos produzem sucos que se decompõem os alimentos e se chamam glândulas digestivas. As substâncias digestivas que se encontram nestes sucos denominam-se enzimas.

O que é Aparelho Digestivo?

Todos os animais devem digerir seus alimentos antes de usá-los para crescer ou também para se manter, substituindo o que foi destruído. Os animais unicelulares e as esponjas não possuem o aparelho digestivo, ou seja, acabam digerindo o alimento em uma cavidade chamada vacúolo. Este vacúolo é formado temporariamente dentro da célula. Os animais que possuem sua constituição mais simples, mas que já possuem aparelho digestivo são os denominados celenterados. Estes possuem boca e uma espécie de saco no centro de seu corpo.

As partes do aparelho digestivo dos animais possuem denominações que correspondem às respectivas funções. Com a boca, o animal ingere o alimento e o mastiga. As glândulas salivares, que são encontradas na maioria dos animais terrestres, segregam seus sucos na boca e com isso começam o processo digestivo. A faringe recebe depois o alimento e o conduz a um verdadeiro tubo que é o esôfago. Segue-se o estômago, onde inicialmente se junta o alimento. Em muitos animais, o estômago só serve para depósito de alimentos, já em outros, as glândulas digestivas segregam sucos que processam na fase média da digestão.

O aparelho digestivo do homem começa na boca, onde os lábios auxiliam a empurrar o alimento para dentro e a língua o move por entre os dentes.

Deixe uma resposta