Saúde e Bem Estar

O que é Aparelho Excretor?

O aparelho excretor é de vital necessidade para todos os animais que precisam de um determinado meio para eliminar todos os resíduos existentes em seu organismo. Em animais unicelulares não há a presença de um aparelho excretor, os resíduos passam através de uma parede celular ou são eliminados por meio de contrações de um vacúolo que contém produtos de excreção e também água.

Publicidade

As esponjas, por exemplo, são animais que possuem o corpo formado por diversas células, porém é tão simples a sua formação que os materiais da sua excreção pode passar através da superfície das células. Já o corpo de uma minhoca não é tão simples quanto parece ser, pois há diversos tipos de células agrupadas para executar certas atividades do corpo. Estes grupos de células que trabalham em conjunto podem ser chamados de órgãos. Alguns deles são capazes de digerir alimentos, fazem circular o sangue e também eliminam os resíduos do organismo. Como o corpo de uma minhoca é dividido em segmentos, cada um contém dois órgãos que se encarregam de eliminar os resíduos, estes órgãos são denominados nefrídios.

No aparelho excretor humano, funcionam dois rins, que possuem forma semelhante de uma grande fava e se situam de cada lado interno do corpo. Cada rim está ligado à bexiga por um canal denominado ureter. A bexiga, que é um órgão em forma de bolsa arredondada, abre-se para o exterior por meio de outro conduto, a uretra. Os resíduos do corpo humano, coletados pelo sangue, são filtrados quando passam pelos rins, que é onde fica a maior parte das matérias a serem eliminadas e a água necessária para expeli-las. Esta solução que é denominada urina, passa pelos ureteres, caindo na bexiga e aí se acumula. Quando esta fica cheia, esvazia-se seu conteúdo através da uretra, e assim o expele para fora do corpo.

Publicidade

Publicidade

Deixe uma resposta