Comportamento

O que é Apifobia?

A Apifobia também pode ser conhecida como Melissofobia e se trata de um medo inexplicável e exagerado de abelhas e marimbondos. Essa é uma das fobias mais comuns que existem por que quase todo mundo já foi picado por uma abelha ou então conhece pessoas que foram picadas e instintivamente começam a ficar perturbados com a presença de abelhas ao seu redor.

Publicidade

Porém, é importante que se saiba diferenciar o que é o medo comum de abelhas, ou seja, aquele moderado e o que passa a ser um medo exacerbado que é considerado uma fobia. Nas crianças é bem comum existir medo e resistência a permanecer nos mesmos ambientes que uma abelha, mas, quando se trata de um adulto pode ser um pouco mais que apenas medo.

Mesmo conhecendo a máxima que diz que as abelhas atacam somente para se defender muitas pessoas ainda nutrem verdadeiro pânico de ficar perto desses insetos. E exatamente por essa falta de coerência entre o que se sabe (que as abelhas só atacam quando provocadas) e a resistência natural a elas que se percebe um comportamento fóbico.

Publicidade

Outra questão bem relevante que pode surgir da discussão da Apifobia é o fato de que ter medo de abelhas pode significar para muitos matar esses insetos e com isso gerar um grande desequilíbrio para a natureza por que as abelhas tem um papel fundamental da polinização de ambientes. Talvez o que faça o medo de abelhas crescer tanto seja o fato de que vários filmes e séries de TV mostram abelhas como animais assassinos.

Publicidade

Deixe uma resposta