O que é apneia do sono?

Por:

A apneia do sono é um distúrbios do sono que provoca dificuldade para respirar. Neste caso ocorre a obstrução das vias aéreas, causando interrupção do ar através do nariz ou da boca por aproximadamente dez segundos.

O que é apneia do sono?

Cerca de 10% das pessoas acima de 65 anos apresentam apneia do sono. As crianças também podem ter ocorrendo de 1% a 3% dos casos.

Os sintomas mais comuns são ronco, interrupção da respiração e muito sono durante o dia. Em casos mais graves pode ocorrer sensação de sufocamento, boca seca e vontade de urinar e até alucinações. Existem três tipos de apnéia de sono: central onde há perda de esforço diafragmático, no tipo obstrutivo ocorre um bloqueio da orofaringe e no misto acontece os dois tipos mencionados.

A pessoa que que sentir algum desses sintomas deve procurar ajuda médica.

O diagnóstico é realizado através da polissonografia, um exame para analisar os batimentos cardíacos, os movimentos dos olhos, a respiração, o movimento das pernas e outros comportamentos durante o sono.

Este distúrbio pode ter como consequências graves como infartos do miocárdio, derrames cerebrais e arritmias cardíacas.

O tratamento consiste em usar uma máscara conhecida como CPAP que é conectada a um compressor de ar, provoca pressão para que ar possa passar através das vias aéreas durante a noite.

Em alguns casos é realizado cirurgia, dependendo da avaliação do médico, podendo ser cirurgias das adenóides, amígdalas, cornetos, desvios de septo.

Quem possui apneia do sono deve evitar álcool pelo menos quatro horas antes de dormir, não tomar anti-alérgicos, dormir de barriga para cima, não ingerir refeições pesadas antes de dormir e nem chá, café ou chocolate. Também deve levantar a cabeceira da cama cerca de 20 centímetros, ao dirigir redobrar a atenção para quem tem muita sonolência evitando acidentes.

Deixe uma resposta