Exoterismo e Horóscopo

O que é apometria?

Técnica desenvolvida a partir dos anos 1960, teria o poder de curar males físicos e mentais.

A apometria é a técnica de desdobramento do corpo espiritual, para o contato direto entre médiuns, pacientes e orientadores do plano espiritual, visando a um alívio rápido dos sintomas. Este desdobramento também é conhecido como projeção da consciência e viagem astral, entre outros termos. O termo deriva do grego apo (além de) e metron (medida). Seria o estudo das coisas que estão além das medidas convencionais.

Publicidade

Segundo os seguidores da apometria, qualquer pessoa é suscetível ao desdobramento, independente de idade, sexo, capacidade física ou mental e mesmo a resistência oferecida pelo paciente. O dirigente das reuniões aplica 13 leis da apometria, relacionadas a seguir. Diversos instrumentos foram desenvolvidos para colaborar no êxito dos tratamentos.

1ª – lei do desdobramento espiritual.
2ª – lei do acoplamento físico.
3ª – lei da ação a distancia, pelo espírito desdobrado.
4ª – lei da formação dos campos de força.
5ª – Lei da revitalização dos médiuns.
6ª – lei da condução do Espírito desdobrado (o paciente encarnado), para planos mais altos, em hospitais do astral.
7ª – lei da ação dos desencarnados socorristas sobre os pacientes desdobrados.
8ª – lei de ajuste de sintonia vibratória dos desencarnados com o médium e outros desencarnados.
9ª – lei do deslocamento de um Espírito no tempo e espaço.
10ª – lei da dissociação espaço-tempo.
11ª – lei da ação sobre desencarnados que evitam a reencarnação.
12ª – lei do choque do tempo.
13ª – lei da influência de desencarnados sofredores sobre os obsediados encarnados.
Desdobrados, os médiuns têm maior capacidade de auxílio, pela ampliação de suas faculdades medianímicas. O paciente é encaminhado ao plano astral, o que garante um diagnóstico mais eficaz.

Publicidade

Este tratamento recebeu inicialmente o nome de hipnometria, cunhado pelo farmacêutico e psiquista porto-riquenho Luís Rodrigues, nos anos 1950. Fez palestras no Hospital Espírita de Porto Alegre (RS), em 1965, quando José Lacerda de Azevedo entrou em contato com a técnica e iniciou uma série de experimentos, inicialmente com sua mulher, Yolanda. Os estudos e investigações continuaram por décadas, até que nos anos 1980, a apometria já estava relativamente popularizada, especialmente na região Sul do país. Em 1992, foi fundada a Sociedade Brasileira de Apometria, com o objetivo de trocar experiências entre os diversos grupos espalhados no Brasil que já praticavam a técnica.

A apometria não encontra apoio na Doutrina Espírita clássica, codificada pelo francês Allan Kardec.

Publicidade

Deixe uma resposta