Curiosidades

O que é Aquiles?

A expressão “calcanhar de Aquiles” surgiu desta história e significa a principal fraqueza de alguém e o órgão mais frágil que o tendão de Aquiles.

Aquiles é um personagem da mitologia grega e um dos maiores guerreiros da Guerra de Troia além do mais belo herói. Era filho de Tétis, deusa do mar, e de Peleu, rei dos Mirmídones. O nome de Aquiles é uma combinação de akhos que significa luto e laos que é povo, tribo, nação. Aquiles lembra o luto das pessoas e este tema é abordado em Ilíada obra que relata a Guerra de Tróia de Homero.

Publicidade

Quando era criança, Tétis mergulhou-o nas águas do rio Estige para que fosse imortal e invencível. Seu mãe o segurou pelo calcanhar e esta parte ficou mais vulnerável. O profeta Calcas fez uma previsão que Aquiles conquistaria sozinho Troia, porém iria morrer muito jovem.

Tétis ficou com medo que fosse morto na Guerra de Troia, então decidiu vestir Aquiles de menina e o escondeu-o na ilha de Ciros. Ele usava o nome de Pirra, que significa ruiva. Sua mãe lhe avisou que se fosse para a guerra não voltaria vivo, mas ele optou pela vida curta mas com muitas conquistas e glórias.

Publicidade

Os Gregos descobriram Aquiles entre as donzelas e o levaram. Para encontrálo fizeram uma armadilha, colocando uma espada e um escudo e depois deram um grito de alerta que havia uma invasão e Aquiles correu para pegar as armas.

Quando participou da Guerra de Troia conquistou doze cidades mas quando sua amada foi raptada ele se retirou da batalha e ficou deprimido. Os Troianos aproveitaram para atacar os Gregos. Neste momento o seu amigo Pátrocles pediu a amadura emprestada a Aquiles para continuar a luta. Porém Pátrocles foi morto pelo príncipe troiano Heitor e então Aquiles resolveu voltar para a luta e se vingar pelo seu amigo, conseguindo matar Heitor. Durante a guerra foi atingido por Páris, irmão de Heitor, com uma flecha envenenada que atingiu o calcanhar de Aquiles e o matou. Apesar de seu corpo ser uma fortaleza e seu calcanhar não era protegido.

O cadáver de Aquiles foi enterrado no Helesponto. Aquiles também foi chamado de Achilleus ou Akhilles e foi considerado um deus nas colônias do mar Morto e na ilha Branca local onde habitou depois de sua morte junto com outros heróis.

Seu escudo apresentam contrates como trabalho e feriado, guerra e paz e quer dizer que o homem não está livre de conflitos.

Publicidade

01 Comentário

Deixe uma resposta