Artes e Cultura

O que é Arabesco?

Uma palavra bem interessante por que num primeiro olhar se mostra bastante curiosa. Arabesco é uma espécie de combinação que é feita com formas geométricas e que em grande parte dos casos criam a ideia de formas como de animais e plantas.

Publicidade

Os arabescos são uma inspiração na Cultura Islâmica que é muito rica em simbologia e significados. Para a cultura islâmica os arabescos são utilizados para enfeitar as paredes das mesquitas. Essa composição por tantas vezes curiosa gerada pelos arabescos se trata da forma como o mundo islâmico vê o restante do mundo. Por isso esse tipo de composição possui tantos significados numa única imagem.

Por isso no momento da criação de um arabesco é muito importante observar as formas geométricas que serão empregadas para completar a ideia por que elas devem estar de acordo com a mensagem a ser passada. As formas geométricas foram escolhidas por que para os muçulmanos elas representam um tipo de padrão de linguagem infinito que é capaz de transpassar o mundo material e visível e chegar até o mundo imaterial.

Publicidade

Para os mais religiosos essa forma de composição é uma forma de simbolizar o infinito criado por Alá o único Deus da Criação. As formas são uma representação do infinito. Outro grande significado dos arabescos para os muçulmanos é que eles são uma fonte de iconografia espiritual que não se utiliza de símbolos cristãos.

Vale a pena conhecer mais desse trabalho tão interessante, pois, se trata de uma forma de arte que passa significados para quem vê.

Publicidade

Deixe uma resposta